#PãoDoDia 15/12/11: A ORAÇÃO DO JUSTO

PDFImprimirE-mail

AddThis Social Bookmark Button

A ORAÇÃO DO JUSTO

 

15 de Dezembro de 2011 – Ministério Loucura da Pregação

 

 

 

 

"Confessai as vossas culpas uns aos outros,

e orai uns pelos outros, para que sareis.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."

(Tiago 5:16)
 

 

Fazemos parte de um povo que serve a um DEUS que ouve a oração dos seus servos. Em nenhuma outra lugar você verá um outro "deus" se levantando do seu (suposto) trono para ouvir a voz deu um súdito. Somente o nosso DEUS é MAJESTOSO e MISERICORDIOSO ao mesmo tempo, a ponto de Se humilhar para nos ouvir. Um dos versos mais lindos do livro de Salmos é o primeiro do capítulo 40: "Esperei com paciência no SENHOR, e ELE se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.". É uma pena que muitos só pregam a primeira e a terceira parte desse versículo, sendo que a parte mais tremenda está bem no meio dele. Quem é DEUS para você? (PENSE!). Sua resposta talvez tenha sido: SANTO (antes de qualquer outra coisa), JUSTO, MARAVILHOSO, CRIADOR, PAI, AMIGO, mas além disso tudo, ELE é nosso REI. Já viu algum rei se inclinar para ouvir um servo? Acredite! Em nenhum outro lugar você verá isso. Somente o nosso DEUS, nosso amado REI, se levanta do Seu trono e se inclina para ouvir os Seus servos. A razão disso é ainda mais maravilhosa. DEUS se inclina para ouvir os Seus servos porque além de servos, eles são Seus amigos. Qual outro "deus" faz dos seus servos os seus amigos? Seremos amigos do REI, amigos de DEUS, se aceitarmos ser Seus amigos sem deixar de ser servos. "Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que EU vos mando." (João 15:14). Não é porque sou amigo de DEUS que posso pensar que sou igual a ELE. De forma alguma! Seremos amigo do CRIADOR apenas se fizermos o que ELE nos manda, se obedecermos à Sua Palavra e se formos SERVOS DA JUSTIÇA.

 

O versículo chave da mensagem de hoje é maravilhoso, pois diz que a oração do justo PODE muito em seus efeitos. Em outras versões bíblicas diz: "...A súplica de um justo pode muito na sua atuação." (ARIB), e também: "...A oração de um justo é poderosa e eficaz." (NVI). Em qualquer das traduções, o sentido é o mesmo. O DEUS que se levanta do trono para ouvir a oração do justo é o mesmo DEUS que trabalha em favor do seu clamor. Mas essa semana, essa frase me impactou fortemente, e uma pergunta surgiu em minha mente: "Porque algumas orações não estão surtindo efeitos?". Parece que todos os dias estamos batendo na mesma tecla, mas é por causa da luta constante, onde quem parar primeiro, certamente perderá. Muitas orações não estão surtindo efeitos porque o erro não está na oração e nem em DEUS que nos ouve, mas em quem está orando. O verso diz: "a oração do JUSTO". Você tem praticado a justiça divina? Estamos sendo SERVOS DA JUSTIÇA? A luta constante a qual estamos nos referindo é contra o PECADO. Esse é a única barreira que tem poder para nos afastar de DEUS e nos lançar no inferno. Quando JESUS morreu naquela CRUZ (não podemos parar de falar da CRUZ), a Bíblia diz que o véu do Templo se rasgou (Mateus 27:51; Marcos 15:38; Lucas 23:45). Isso mostra que JESUS VENCEU O PECADO. Nada mais nos separa de DEUS, por isso, não preciso pedir a outro ser humano para levar minha oração a DEUS (#FicaDica). Você nunca vai encontrar na Bíblia um versículo sequer para defender a ideia de termos um intercessor junto a DEUS, rogando pelas pessoas desta terra. Nada mais nos separa de DEUS, a não ser o PECADO que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12:1). Então, para que minha oração tenha PODER em seus efeitos, preciso ser uma pessoa JUSTA, liberta do PECADO. Praticar a JUSTIÇA é viver longe do PECADO. O apóstolo Paulo na carta aos Romanos, diz isso claramente: "Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça." (Romanos 6:20). Isso é uma grande Verdade (aliás, tudo na Bíblia é Verdade!). Quando estávamos presos, cegos e sujeitos ao PECADO, não nos preocupávamos em praticar a justiça. Por isso estávamos livres dela, mas presas no PECADO. Todavia, quando nos convertemos, aceitando a justificação pela redenção que há em CRISTO JESUS, pela GRAÇA mediante a junto com as BOAS OBRAS (Romanos 3:24; Romanos 5:1; Tiago 2:24), esse quadro se inverte, sendo assim: "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de DEUS, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:22). (Já falamos sobre isso. Lembra? "TEXTO JUSTIFICADO"). Hoje, nossa maior preocupação é andar segundo a justiça de DEUS. Se você está mais preocupado com as coisas do que com seu caráter, você não está sendo SERVO DA JUSTIÇA. Se você se preocupa mais com sua aparência exterior do que com o que DEUS pensa a seu respeito, você não está sendo AMIGO DE DEUS. Sabe quem são os JUSTOS? São aqueles que estão livres do PECADO e à serviço da JUSTIÇA. "E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6:18). Se estivermos servindo à justiça divina, certamente nossas orações serão poderosas e eficazes.

 

Amados, não é que DEUS tenha "servos prediletos", mas a questão é que o PECADO impede nossas orações de chegar até DEUS. "Mas as vossas INIQUIDADES fazem separação entre vós e o vosso DEUS; e os vossos PECADOS encobrem o seu rosto de vós, para que NÃO VOS OUÇA." (Isaías 59:2). DEUS é nosso AMIGO, mas ELE também É SANTO e JUSTO. Tenha uma vida justa. Pratique a justiça. Seja servo a todo momento da Verdade, pois a ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS!

 

DEUS ABENÇOE SUA VIDA!

 

AMÉM!

 

Pr.LucianoXisto – Ministério Loucura da Pregação

 

 

VersículoS ADICIONAIS:

 

"E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre." (Isaías 32:17)

 

"Porquanto, não conhecendo a justiça de DEUS, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de DEUS." (Romanos 10:3)

 

"E Abraão creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça." (Gênesis 15:6; Romanos 4:3)

 


 

Online

Nós temos 43 visitantes online

Twitter

 

Facebook

Templates Joomla 1.5